LBBL-30- Por Jean Fabrício *

 

Nos quatro LPs anteriores (Elvis Presley, Elvis, Loving You e Christmas Album), a RCA brasileira seguiu os lançamentos da matriz americana em quase dois (Elvis e Loving You). "Quase" porque ainda assim houve diferenças entre aqueles LPs e os nossos. Com o 5º LP de Elvis não foi muito diferente: ainda nos encontrávamos num universo paralelo. Próximo, mas paralelo.

Lançado em março de 1958 nos EUA, sob o código LPx-1707**, o ELVIS GOLDEN RECORDS (que mais tarde ganharia o sobrenome "VOLUME 1") continha, como o título sugeria, músicas que receberam o Disco de Ouro até aquela data. O LP não continha nenhuma gravação inédita. Era uma coletânea de sucessos.

 

(**)Foram dois tipos: LPS (estéreo) e LPM (mono)

 

ELVIS GOLDEN RECORDS
(EUA) RCA LPM/LPS 1707
Lançamento: Março de 1958

Lado 1
Hound Dog
Loving You
All Shook Up
Heartbreak Hotel
Jailhouse Rock
Love Me
Too Much

Lado 2
Don't Be Cruel
That's When Your Heartaches Begin
Teddy Bear
Love Me Tender
Treat Me Nice
Any Way You Want Me
I Want You I Need You I Love You

Quanto ao LP, abaixo as duas versões americanas e a versão nacional.

O "programa" musical é idêntico. As diferenças, além da habitual qualidade inferior da impressão brasileira, estão no design gráfico do selo e no verso da capa.

 

 

Capa do LP Americano Estéreo Capa do LP Americano Mono Capa do LP Brasileiro

                                       

A edição nacional é quase idêntica às americanas: falta na nossa a relação das músicas no topo. Nas edições americanas, a versão estéreo apresenta uma faixa preta, chamando a atenção para a novidade (Veja esse vídeo da RCA de 1958 falando sobre o processo estéreo:)

 

 

 

 

 

O selo superior direito é semelhante nas versões. O que muda é que abaixo do código há inscrição “Música Popular” com o código do LP. Um fato inexplicável: o título do LP em nossa edição é levemente azulado.

 

Selo nacional da capa

 

O verso das capas é visualmente semelhante: enquanto o LP americano apresenta a relação das músicas na parte superior e um longo texto na parte inferior, na nossa a parte superior é ocupada pelo título (com tradução!) do LP e ao centro o tradicional longo texto. A relação das músicas foi deslocada para a parte inferior direita, logo acima das recomendações e explicações sobre a qualidade dos discos RCA. Por incrível que pareça, a RCA brasileira não economizou nas informações: o texto, as explicações sobre os discos RCA, o Nipper olhando tudo lá de baixo, o título, o código do LP, UFA!

Se você tiver um tempinho, há no final do artigo imagens do texto do nosso LP para você ler.

 

Verso da capa do LP Americano Estéreo Verso da capa do LP Americano Mono Verso da capa do LP Brasileiro

 

 

Passando ao LP, a seleção de músicas é idêntica do original americano. A diferença está no selo. O americano é preto com texto em cinza-prata e a logo do Nipper em tamanho grande e em cores. Já o selo nacional é azul com texto em cinza-prata, com o logo Nipper pequeno, também em cinza-prata. Veja abaixo os três selos: estéreo, mono e o nacional. Infelizmente o selo azul ainda estaria longe de ser aposentado...

 

Selo do LP Americano Estéreo Selo do LP Americano Mono Selo do LP Brasileiro

 

 

Imagens grandes para leitura do texto do verso:

 

 

 

 

 

* Jean Fabrício Gomes é colecionador de Lps de Elvis e nosso colaborador para a seção discografia nacional.

 

® 2008 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.