LOC-1035- Por Jean Fabrício *

 

Músicas natalinas sempre foram um ótimo filão comercial para as gravadoras. E como Elvis era a sensação musical desde o ano anterior, em 1957 a RCA decidiu lançar um LP de Natal.

Isso nos Estados Unidos, claro. Aqui no Brasil a história não foi exatamente essa. Como no caso do BKL-60, o LOC-1035 também teve uma história peculiar em terras tupiniquim, tornando-o talvez o LP nacional mais raro e valorizado de Elvis. Falemos primeiro da edição americana.

Lançado em 15 de outubro de 1957 nos EUA, sob o código LOC-1035, continha músicas gravadas naquele mesmo ano, alcançando por 4 semanas a posição número um da Billboard. O LP continha oito gravações específicas para o lançamento, mais as quatro canções lançadas no EP Peace in The Valley, de março daquele ano. A edição era “luxuosa”: uma caixa contendo o LP e um livreto com fotos coloridas e preto e branco de Elvis (veja as fotos ao final desse artigo), do mesmo tamanho da caixa. Um detalhe: a caixa era fechada com uma fita, sendo essa fita talvez o item mais raro da primeira edição americana.

ELVIS CHRISTMAS ALBUM (LP)

(EUA) RCA LOC 1035

Lançamento EUA: 15/10/1957

 

Lado 1

Santa Claus Is Back In Town ***

White Christmas **

Here Comes Santa Claus (Right Down Santa Claus Lane) **

I'll Be Home For Christmas ***

Blue Christmas *

Santa Bring My Baby Back (To Me) ***

 

Lado 2

O' Little Town Of Bethlehem ***

Silent Night **

Peace In The Valley

I Believe

Take My Hand Precious Lord

It's No Secret (What God Can Do)

 

* Gravado no Radio Recorders, Hollywood, 05/09/57

** Gravado no Radio Recorders, Hollywood, 06/09/57

*** Gravado no Radio Recorders, Hollywood, 07/09/57

 

 

Já no Brasil… ah! Essa RCA brasileira...

 

Não se sabe exatamente por qual razão nossa RCA não seguiu a matriz e lançou a “caixa” natalina de 1957.

Nós só fomos conhecer o LP LOC-1035 em fins de 1960, com uma edição gráfica totalmente diferente da original americana.

Iniciando, não tivemos uma “caixa”, mas sim uma capa dupla contendo no total três fotos de Elvis. A foto da capa ocupa cerca de 90% da área do LP, uma bela foto de perfil de 1957 com Elvis já de cabelos tingidos, copiada do livreto americano. Devemos admitir que, apesar de ser muito mais rebuscada, a capa americana não dá o devido destaque ao artista. Ponto para a RCA brasileira.

 

Capa do LP Americano                                              Capa do LP Brasileiro

A edição nacional aproveitou a mesma tipologia de letra, apenas imprimindo-a em preto na faixa superior da capa. Estranhamente o código do nosso LP é o mesmo do LP americano, mesmo havendo três anos de diferença entre os lançamentos. O selo superior direito é semelhante nas versões. O que muda é que abaixo do código há inscrição “Música Popular”.

 

Diferença entre o selo americano (em cima) e o nacional (em baixo)

 

A contra-capa é que traz o maior diferencial entre os LPs: um calendário de 1961! Aliás, muito semelhante ao calendário publicado na contra-capa do LP americano “A Date With Elvis”, lançado no ano anterior (1959). Enquanto o LP americano apresentava na contra capa interna propagandas dos discos anteriores de Elvis (LPs e Compactos), a nossa deixava claro a que vinha: abria-se a capa e pendurava-se o LP no respectivo furo (acima da letra “s” da palavra “Christmas” da capa), podendo Elvis ser olhado durante todo o ano de 1961 atrás de alguma porta de cozinha ou ao lado de algum guarda-roupa de uma adolescente fã. Por ser uma caixa, o lançamento americano tinha o que se pode considerar dois finais: o interno e o externo. Por fora, a caixa continha uma foto de Elvis de busto, mostrada ao final do texto.

 

Contra-capa interna do LP Americano                                   Contra-capa do LP Brasileiro

 Ao abrir nossa capa, duas belas fotos (nem tanto pela qualidade de impressão, mas sim pelas poses de Elvis) e a lista de músicas do LP (além do furo para pendurar a capa). As fotos foram extraídas do livreto original de 1957, lançado pela RCA.

 

Passando ao LP, a seleção de músicas é idêntica do original americano. A diferença está no selo. O americano é preto com texto em cinza-prata e a logo do Nipper em tamanho grande e em cores. Já o selo nacional é azul com texto em cinza-prata, com o logo Nipper pequeno, também em cinza-prata. Veja abaixo o selo nacional e o americano:

 

 

Uma curiosidade: Elvis fez 26 anos num domingo!
E uma pergunta: que feriado foi esse de 06/01?

 

Abaixo fotos da contra-capa externa da caixa e do livreto americano. Entendo que o texto é sobre o LP nacional, mas o capricho no LP americano merece destaque.

 

E.B.

 

 * Jean Fabrício Gomes é colecionador de Lps de Elvis e nosso colaborador para a seção discografia nacional.

® 2008 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.