DVDs (20K)

 

 

seloqualidade (52K)

completeworksdvd (94K)

 

Elvis Thats The Way It Is - The Complete Shows

 

 

Thats The Way It Is- The Complete Shows – Por Sergio Biston

Quando os outtakes do filme Elvis - That´s The Way It Is vazaram pela primeira vez no ano de 2005, inúmeras versões inundaram o mercado clandestino com preços inversamente proporcionais a qualidade. Num primeiro momento os fãs mais afoitos desembolsaram somas astronômicas por pilhas de DVDs gravados amadoramente com o material jogado sem ordem, som ou edição apropriada. Logo após o impacto original, selos piratas começaram a produzir material com melhor qualidade, alguns até prensados adequadamente em verdadeiros DVDs. Quatro anos mais tarde um selo desconhecido até então, lançou a versão definitiva denominada Thats The Way It Is - The Complete Works. Pela primeira vez o material recebeu o devido respeito, sendo montado em ordem com edição e som perfeitos. A qualidade de imagem é a melhor que esse tipo de material informal pode oferecer. Porém esta edição de luxo, que incluia livro e seis CDs de áudio, trouxe alguns erros muito desabonadores para um item tão limitado ( 999 cópias) e tão caro. O principal defeito desta primeira edição foi a apresentação dos shows em mono. Mais tarde o selo International desculpou-se pelo que chamou de "equívoco" e disponibilizou os shows para download, desta vez em estéreo. Agora a International lança uma segunda versão, muito mais em conta, que traz somente os shows, desta vez em 5.1 dolby Surround Sound, mas sem incluir os ensaios que estavam presentes na edição de luxo.

vlcsnap-1283043 (311K)

Esta nova versão, intitulada The Complete Shows, passa a ser a melhor fonte deste material. O grande diferencial do produto da International para os demais competidores é a edição do material, muito acima da média. Os shows são apresentados na ordem em que foram filmados com todos os segmentos e ângulos de câmera conhecidos. Muitos segmentos foram filmados de diversos ângulos, quase sempre completos. Para aproveitar esse farto material, a International optou por utilizar os múltiplos ângulos ao mesmo tempo na tela dividida. Lembra de certa forma o esquema utilizado em Elvis On Tour, mas posicionando as "câmeras" de maneira diferente do filme de 1972. A qualidade sonora é perfeita, com um som 5.1 real sincronizado à perfeição. Tanto a edição, quanto a qualidade sonora superior faz toda a diferença na hora de assistir esse tipo de material. Dê adeus a telas verdes, bips e cenas mudas.

A qualidade de imagem é também algo digno de comentário, sendo superior a todas as outras versões desse material. Ainda é um material degradado e com predominância do copyright da Turner na tela, mas é uma melhora sensível quando comparado as primeiras versões.

Quanto ao conteúdo não ha muito o que se dizer. É essencial. Não só porque mostra Elvis no auge mas também porque apresenta uma fartura de material inédito como raramente se vê ou viu. Talvez o único ponto negativo deste material é que ele certamente mina o impacto de uma possível versão oficial pelos verdadeiros detentores desse filme. Mas como essa versão continua no frágil terreno da possibilidade, a melhor opção para o fã é apossar-se do que existe disponível e dar-se por contente de podermos pelo menos assitir, com qualidade aceitável, o que permaneceu inédito nos arquivos da MGM por 35 anos. Dos shows presentes nos dois DVDs, o segundo do dia 12 se sobressai dos demais por apresentar um Elvis em forma louvável e um setlist especial. Entre os segmentos imcompreensívelmente cortados do filme, está um revival de seus sucessos da década de 50 e 60 que incluem Elvis tocando guitarra em Little Sister/Get Back, I Was The One, Love Me e Are You Lonesome Tonight?.

vlcsnap-1282360 (436K)

O Midnight show do dia 11 é também excelente e mostra uma rara performance de There Goes My Everything, cantada com esmero para uma platéia boçal, formada por figurões de Las Vegas e suas acompanhantes. Como hoje sabemos do esquema mafioso de gorjetas organizada pelo maitre Emilio, os verdadeiros fãs certamente sentaram-se ao fundo nos balcões, enquanto o público endinheirado fumava seus charutos e bebiam seus vinhos caros, indiferentes nas primeiras filas, enquanto Presley trabalhava a toda carga no palco.

Além disso, partes dos outros shows trazem performances incríveis de Just Pretend, You´ve Lost That Loving Feeling (com direito a reprise da parte final), a rara Stranger In The Crowd, Words e uma divertida e maliciosa Polk Salad Annie no primeiro show do dia 11 . Ha também diversas cenas de Elvis no backstage, inclusive caminhando pelos corredores da cozinha do International , a uma estupenda versão de Patch It Up cujo final tem que ser visto para se acreditar.

Com quase seis horas de material e com edição primorosa, The Complete Works é a versão pirata difinitiva dos outakes de Thats The Way até o momento. Fica a torcida para que os ensaios também ganhem um lançamento avulso pela International. 

 Apresentação Do Material: 4/5

Conteúdo: 5/5 

Qualidade Imagem: 5/5 ( Considerando-se fonte informal)

Som: 5/5

 

 

Leia Também:

Thats The Way It Is Outtakes -Por Luiz Henrique

Its Only Words - Por Luiz Henrique

 

® Sergio Luiz Fiça Biston, Setembro de 2009

home (7K) 

 

® 2005-2009 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.