The Talk Of The Town
Show gravado em Las
Vegas, Nevada no dia 26 de Janeiro de 1972. Músicas: The Talk Of
The Town - Por Sergio Biston - "A lenda
de 37 anos está de volta. Vegas acorda e sorri." - Billboard Magazine,
1972 Elvis e Las Vegas. O céu e o
inferno. A critividade e a repetitividade. O talento e o ordinário. Elvis
e Vegas foram tudo isso e muito mais. Elvis tornaria-se a mais brilhante das
luzes numa cidade onde o neon e os luminosos glamourizam e também engolem
carreiras na mesma velocidade que apostadores perdem dinheiro. Em 1972 Elvis
brilhava. E muito. Não importa o que Vegas faria com Elvis e nem que
ele passaria a despreza-la num futuro não muito distante. Aqui ele é,
literalmente, o rei da selva. Vegas o ama e ele ainda a ama. Tudo fica claro já
no começo do show, infelizmente incompleto neste registro, mas cuja importância
é inegável por se tratar da primeira vez que See See toma sua
posição lendária como número de abertura. Mas é o que Elvis trouxe de novo para
essa temporada que faz deste show um registro tão precioso. Nada menos do
que seis canções fazem aqui sua estréia. Não apenas são elas de
grande qualidade, mas também a performance de Presley é arrebatadora.
Algumas delas tornariam-se marca registrada de seus concertos nesse período,
como é o caso de You Gave Me A Mountain. Em sua
primeiríssima versão, a performance de Elvis é simplesmente fantástica. Cada
palavra é enunciada com cuidado e sentimento, numa entrega total. Os arranjos
são mais lentos, tornando-a única já que em breve suas versões serão mais
aceleradas. É evidente o significado desta música para Elvis, que passava por um
momento tumultuado de sua vida. Foi exatamente nesta temporada que sua mulher
Priscilla anunciou seus planos de se divorciar do astro. É o caso também de
Untill Its Time For You To Go que também fala diretamente ao
coração de Elvis. Essa belíssima balada também faz seu debut aqui
e em breve será lançada em seu álbum Elvis Now. Mas não são as baladas os
grandes destaques dessa apresentação e sim o cover da banda Three Dog
Nights Never Been To Spain e o "show-stopper"American
Trilogy. A primeira é um Rock-lento de primeira, adornado
magistralmente pela guitarra de James Burton, numa primeira versão mais
cadenciada e mais cuidadosa. Toda banda realmente se conecta nesse
forte número, inclusive os bem colocados metais. Todas as honras entretanto,
devem ir para American Trilogy. É preciso um cantor do
talento de Presley para conseguir cantar um medley patriótico como
esse e não transforma-lo numa "patriotada" brega. E ele faz isso não somente
porque é um grande vocalista, mas porque se importa. Seu coração está
realmente em Dixie, onde ele nasceu numa manhã gelada. "Trilogy" se transformaria num
standart. Apresentada ao mundo todo um ano mais tarde, no especial Aloha From
Hawaii, é considerada por muitos críticos como um dos momentos
definitivos de sua carreira. As demais estréias complementam um
repertório preciso. Big Hunk O Love é um dos resgates da
década de cinquenta tratados com respeito e dedicação, enquanto I´ll
Remember You representa a década de sessenta com qualidade. Em torno delas, canções de grande
quilate trazidas das temporadas anteriores. Mesmo nelas é fácil notar um
espírito inovador, característica dessa temporada. Polk Salad
Annie por exemplo, aparece levemente repaginada, com modificações nos
vocais das sempre eficientes Sweet Inspirations. Os rocks Pround
Mary, Little Sister/Get Back,One
Night e Lawdy Miss Clawdy fazem o contraponto de
baladas poderosas como Bridge Over Troubled Waters. Todas
cantadas com energia e dedicação, tornando o show ainda mais
impactante. As mudanças no foram somente
musicais. Presley também repaginou o visual, apresentando-se com vários novos
macacões e combinações mais discretas para os padrões "Elvis", mas
muito elegantes. Elvis prova as novas
jumpsuits para a temporada Janeiro/Fevereiro 1972. Não é preciso dizer que a crítica
e o público amaram cada segundo de seu ídolo maior em sua nova
temporada. Em matéria publicada em seu periódico a Bilboard
classificou sua apresentação como um show "soberbo" e
prosseguiu dizendo que a apresentação fora "precisa, rápida e
de duração perfeita, sem qualquer ponto fraco". A revista ainda
completou: " Elvis deu a platéia o que eles vieram para
ver". A Variety chamou de "Sua melhor
temporada". Gravado em uma fita cassete na
mesa de som com qualidade sonora agradável, o show foi lançado vinte e cinco
anos depois pelo saudoso selo pirata 2001 no final da década de noventa.
Agora é a vez da Audionics disponibilizar o registro dessa noite com leve
melhoria sonora, e completado por uma direção de arte excelente. Por todas suas características
musicais e por retratar um período de fertilidade criativa de Elvis,
torna-se documento indispensável para os fãs do cantor e
apreciadores desses registros informais. É sobretudo um testamento do
grande talento musical deste ícone das gerações de agora e sempre. Som:
3,9/5 Performance: 5/5 ®
Sergio Luiz Fiça Biston, Julho de 2009
® 2005-2006-2007-2008-2009 Elvis
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