From Sunset Boulevard To Paradise Road
Faixas:
Disco
1
If
you love me (let me know)
Promised
land
Down
in the alley
It's
midnight
Your
love's been a long time coming
Good
time Charlie's got the blues
Softly,
as I leave you
I'm
leavin'
The
first time ever I saw your face
Proud
Mary
If
you talk in your sleep
If
you love me (let me know)
Ensaios
16 de Agosto 1974
Disco
2
The
twelfth of never
Faded
love
Just pretend
Ensaios 16 de Agosto 1974
Big
boss man
Proud
mary
Down
in the alley
Good
time charlie got the blues
Never
been to Spain
It's
midnight
If
you talk in your sleep
I'm
leaving
Let
me be there
Softly
as i leave you
If
you love me, let me know
Love
me tender
Polk
salad annie
Band
introductions
Promised
land
My
baby left me
Bridge
over troubled water
Fever
Hound dog
Can't help falling in love (incompleta)
Show de abertura, 19 de agosto de 1974
From
Sunset Boulevad To Paradise Road-Por Sergio
Luiz
Musicalmente,
os shows da temporada de Agosto em Vegas, se tornaram lendários pela variedade
de canções inéditas e raras. Algumas fizeram sua estréia e desapareceram no
show de abertura e seu registro em bootlegs como este constituem material
indispensável para colecionadores.
Lançado
em 1996, pelo selo Diamond Anniversary, o Bootleg From Sunset Boulevard to
Paradise Road transformou-se em um verdadeiro clássico. Certamente entre os 10
melhores lançamentos de todos os tempos.
O
CD duplo, impressiona tanto pelo conteúdo quanto pela qualidade. Abrigado em um
digipack triplo, impresso em papel de altíssima qualidade, os dois CDs estão
acompanhados de uma breve historia e informações complementares, além de fotos
de Elvis em sua suíte no Hilton. A qualidade sonora, embora um tanto quanto
ruidosa e abafada, é muito boa e apresenta uma mixagem limpa, com Elvis em
evidencia e a banda bastante clara.
Mas
o que mais fascina neste CD não é sua aparência e sim o seu conteúdo. É como se
pudéssemos entrar em uma máquina do tempo e voltar para 1974, entrarmos
invisíveis no estúdio e presenciar o artista em seu ambiente mais intimo de
criação, o estúdio.
Gravado
em uma fita cassete comum, o ensaio de Elvis para sua nova temporada em Vegas, é
um dos poucos ensaios conhecidos de Elvis sem cortes, onde sua genialidade
artística pode ser apreciada como um todo.
Sem
a pressão de estar sendo monitorado por câmeras e microfones, esse tape nos dá
uma rara oportunidade de acompanhar o processo criativo de Elvis, como ele
dirigia a banda e os vocalistas, em um momento crucial de sua carreira. Um
momento o qual Elvis buscava renovar seu espetáculo e sair da rotina tediosa em
que vivia.
Em outras palavras, temos a rara
oportunidade de conhecer o artista por detrás da lenda.
Elvis
se revela uma pessoa talentosa, criativa, atenta e principalmente muito afável.
Em nenhum momento das gravações age com intransigência ou impõe sua
vontade nos arranjos das canções. Ao invés disso, conduz os ensaios como
um maestro, ensinando até mesmo como os vocalistas devem fazer as
harmonias.
Não
obstante, a nova temporada de Elvis revelaria um set list revolucionário.
Seria
uma das últimas vezes que Elvis alteraria a estrutura de seu show e suas
apresentações no Hilton durante esta temporada tornariam-se lendárias entre os
fans, por suas canções únicas e performances memoráveis.
Como
base para o novo show, Elvis usou suas recentes gravações no Stax de Memphis em
1973, uma sessão que originou diversos clássicos. Desta
leva, Your Love Been A Long Time Coming merece menção. É
a única vez que Elvis a ensaiou, e infelizmente ela não encontrou seu lugar sob
os holofotes. A versão do ensaio possui um final mais bem elaborado e dramático
do que a versão de estúdio.
Além
delas, Elvis trouxe também dois recentes sucessos de Olívia Newton John: If You
Love Me, Let Me Know e Let Me Be There (esta, incorporada ao repertório na
primeira temporada em Vegas deste mesmo ano) mostrando que Elvis estava antenado
ao mercado fonográfico da época.
É
interessante notar, que mesmo renovando o repertório, Elvis sabia da importância
de incluir seus antigos clássicos
nos shows. Por isso, trouxe Down In The Alley e Big Boss Man (essa também da
primeira temporada do ano), numa
tentativa de mudar o foco de seus clássicos dos anos 50 para os anos
60.
Após
os ensaios, Elvis estava pronto para estrear mais uma
temporada.
A
abertura foi na noite do dia 19 de Agosto.
A
platéia muito provavelmente supreendeu-se ao ouvir a bateria selvagem de Ronnie
abrir o concerto, ao invés do costumeiro tema de 2001. Elvis entrou no palco com
sua Peacock suit e iniciou a
apresentação com Big Boss Man. Trazida da temporada passada em Vegas, Big Boss
Man é um excelente numero e seus arranjos combinam a veia humorística da versão
original com o exagero de Vegas, de maneira perfeita. Entretanto, como numero de
abertura, Big Boss Man, era menos eficaz do que See See Rider ou Thats All Right.
Vocalmente, Elvis estava soberbo.
Elvis usando a Peacock em 1974
A
voz ,balanceada com perfeição, poderosa porém suave, demonstrava impressionantes
graves. Fisicamente Elvis também estava bem e demonstrava estar bem humorado no
palco do Hilton. O show seguiu com as novas canções e o repertório
excelentemente balanceado, incluía canções desconhecidas do seu antigo
repertório, como Down In The Alley e canções mais contemporâneas como If You
Talk In Your Sleep, que se destaca por sua malícia e batida envolvente e
Promised Land, um dos melhores Rocks gravados por Elvis.
O
novo repertório também incluiria uma canção que se tornaria outro ponto alto
desta temporada, a tocante Soflty as I Leave You. Seu arranjo peculiar
trazia Sherril Nielson como vocalista principal e Elvis
recitando a canção. No ambiente intimista de Vegas, a história de um homem a
beira da morte, despedindo-se de sua mulher criava uma atmosfera arrepiante e
contemplativa, mostrando uma faceta até então inédita da visão artística de
Presley.
Porém,
talvez em nenhum outro momento de suas apresentações ao vivo até então, Elvis
tenha se revelado tanto quanto em sua performance
Durante
os anos, os shows de Elvis foram gradativamente mudando, na mesma medida
Agosto de 1974
E
tão grande é também sua generosidade. Que outro artista aceitaria com tanta
complacência o pedido de alguém da platéia para que cantasse Hound Dog pela 689º
vez, após ter passado dias trancado num estúdio ensaiando um novo
repertório?
Talvez
tenha sido esse pedido, aparentemente tão banal, que tenha feito com que no dia
seguinte, Elvis voltasse para o formato antigo de seus shows, numa prova
intrigante da teoria que diz: “Uma borboleta bate as asas na Europa e causa um
Tsunami no Japão”
Felizmente
muitas das novas canções foram mantidas no repertório e a Sua
11º temporada no Hilton, ficaria gravada na memória dos fans como uma temporada
única, com performances e canções igualmente únicas. Um espetáculo onde o ser
humano revelou-se de maneira inédita, um espetáculo de drama, emoção, risos e
lágrimas. Sem dúvida, um retrato da época conturbada
® 2006 Elvis Collectors
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