BOOTLEG BARRA (16K) 

 

soutboundcd (59K)

South Bound

 

Show gravado em Macon, Georgia no dia 31de Agosto de 1976. .

Músicas:

Also sprach zarathustra
See see rider
I got a woman/ amen
Elvis talks
Love me
If you love me (let me know)
You gave me a mountain
All shook up
Teddy bear/ don't be cruel
And I love you so
Jailhouse rock
Fever
America, the beautiful
Introductions
Early mornin' rain
What'd I say
Johnny B. Goode
Introductions
Love letters
Introductions
Hail Hail rock 'n' roll
Hurt
Hound dog
That's all right mama
Blue Christmas
Mystery train/ tiger man
Can't help falling in love
Closing vamp
 
Bonus - Johnson City - 17 de Março de 1976
Trying to get to you
Hurt

 

South Bound - Por Sergio Biston

Desde seu retorno às apresentações ao vivo em 1969 até 1976, Elvis fez literalmente milhares de shows. O brilho e entusiasmo dos anos iniciais foi compreensível e gradativamente diminuíndo com o passar dos anos. Os primeiros sinais apareceram já em 1972 e 1973, mas restringiam-se a uma apresentação mais apagada aqui e ali, sem que a qualidade das apresentações fosse comprometida em demasia. Em finais de 1974 a luz de alerta se acendeu pela primeira vez. Depressão e problemas de saúde, aliados a uma rotina cruel de apresentações  somaram-se a uma dependência cada vez maior de medicamentos, produzindo resultados catastróficos que culminariam poucos anos depois em sua morte precoce. Providências foram tomadas no começo de 1975, na forma de uma internação hospitalar, que resultou numa melhora significativa em seu estado geral, fazendo com que o cantor voltasse a apresentar-se de maneira brilhante em diversos momentos do ano.

Infelizmente essa condição mostrou-se curta e já no final do ano, a aparência de Elvis indicava que o astro tinha a saúde debilitada.

Foi portanto de forma negativa que o ano de 1976 se iniciou. Os primeiros concertos foram de certa forma positivos, principalmente pela estréia de novos músicos na banda, mas a qualidade das apresentações caiu rapidamente. Já na terceira turnê do ano, Presley demonstrou sinais de cansaço e debilidade física.

Embora ainda alheios a tudo isso, alguns observadores mais perspicazes notavam os perigosos sinais de declínio. Escreveu a colunista Marilyn Beck, quando de sua apresentação em Los Angeles, em Abril do mesmo ano:

 

"É embaraçoso ver o homem que outrora fora um gigante passar desapercebido pelas canções, nem sequer tentando alcançar as notas altas...Não se importando em completar a maioria das canções que começava e esquecendo a letra de outras"

 

É precisamente esse momento, quando a luz se acendeu pela segunda vez, que a Luxor disponibiliza neste disco intitulado SouthBound. O CD registra o concerto do dia 31 de Agosto de 1976, no meio da sexta turnê do ano. A qualidade sonora é soberba, com ótima mixagem e ambientação. Infelizmente, a apresentação de Elvis não faz juz ao som.

Nota-se seu cansaço já no número de abertura, numa versão arrastada e sem força. As conversas com a platéia denunciam a fala arrastada causada pelo excesso de medicamentos e se alongam por tempo demais, como que se o cantor buscasse recuperar as forças gastas no início do show.

Excelente vídeo amador de Elvis em Macon. 31 de Agosto de 1976

 

Obviamente, os demais números da noite sofrem tremendamente por causa disso. If You Love Me que sempre evocou uma performance jovial e comprometida no ano anterior soa sem fôlego e trêmula. Outras canções que exigem mais esforço vocal, como You Gave Me A Mountain, mostram um cantor lutando para atingir as notas exigidas para logo após, enfraquecido pelo esforço, pronunciar com fragilidade o restante da canção.

Mesmo nas canções mais fáceis vocalmente, Elvis apresenta imensa dificuldade em controlar seu vibrato e reunir forças. É o caso de And I Love You So, que nesta noite ganha uma de suas versões mais fracas. Presley caminha sonolento por seus versos e luta no refrão com a voz trêmula. 

Com esforço aparentemente sobre-humano, Elvis ataca America The Beautiful, que ganha inclusive um reprise da parte final.

Dada suas condições, a inclusão de Hurt nessa noite não parece uma decisão conciente, mas talvez seja um reflexo inconciente do momento pelo qual passava. A versão é fraca, como era de se esperar, e Elvis não alcança a nota aguda no final. A faixa ainda é prejudicada por uma distorção no tape.

A mesma distorção arruina as duas faixas mais interessantes do show; Thats All Right Mama e Blue Christmas. As duas são o ponto mais alto do concerto, com Elvis tocando violão em ambas, mas não chegam a ser nada de especial.

Já quase no fim do concerto, Mystery Train evoca miraculosamente uma performance sólida e superior a todas as demais faixas, mas o socorro vem tarde demais e não consegue salvar a noite. Elvis encerra com a tradicional Cant Help Falling In Love, murmurando a letra sem sequer tentar a nota final.

Embutidas no final do CD, duas faixas bônus trazem um paliativo para o fraco conteúdo principal. Gravadas em Johnson City na primeira turnê do ano, oferecem um grande contraste com a performance anterior. Diferente do show em Macon, a performance em Johnson City mostra um Elvis em ótima forma vocal, com performances firmes de Trying To Get To You e a estréia de Hurt no palco. Infelizmente o soundboard desse show continua inédito, mesmo após dez anos do lançamento dessas faixas.

 

 

Som: 5/5

Performance: 2/5

Arte do CD: 2/5 ( sem encarte)

Leia também: Still Rockin The Nation - Por Sergio Biston

® Sergio Luiz Fiça Biston, Abril de 2008

 

home (7K) 

 

® 2005-2006-2007-2008 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.