BOOTLEG BARRA (16K) 

 

 

openingnight72 (14K) 

Opening Night 72

 

Show gravado em Las Vegas, Nevada no dia 26 de Janeiro de 1972.

Músicas:

 

See See Rider
Proud Mary
Never Been To Spain
You Gave Me A Mountain
Until It's Time For You To Go
Polk Salad Annie
Love Me
Little Sister - Get Back
All Shook Up
Teddy Bear - Don't Be Cruel
One Night
Hound Dog
A Big Hunk O' love
Bridge Over Troubled Water
Lawdy Miss Clawdy
An American Trilogy
Band Introductions
I'll Remember You
Suspicious Minds
Can't Help Falling In Love
Closing Vamp
 


OPENING NIGHT 72:

O selo 2001 traz um presente para os fãs de Elvis. O show de abertuta do dia 26 de Janeiro de 1972 na fabulosa Las Vegas. Elvis estava no auge de sua carreira vindo de um excelente tour pelo país em Novembro de 71, porém sua vida pessoal estava em crise. Foi nesta época que Priscila pediu o divórcio. Mas Elvis conseguiu se superar e deu tudo de si. O resultado vemos neste espetáculo. O show começa com See See Rider que Elvis havia incluído na temporada de Fevereiro de 1970 e depois a excluiu de seu repertório. Em 1972, Elvis a ensaiou novamente e a considerou como a música de abertura de seus shows até 1977. Aqui podemos ver como a banda estava entrosada com a música e o Elvis “curtindo” o resultado dos ensaios. A reação da platéia é muito boa. Elvis agradece os aplausos e James Burton inicia com os acordes de Proud Mary. Esta versão está muito parecida com as versões de Junho do mesmo ano e é cantada com muita força e agora mais do que nunca com a ajuda do mais novo grupo vocal (J. D. Sumner & The Stamps Quartet) que estreava em Vegas.

Elvis agradece novamente e "ataca" com Never Been To Spain, uma das novas canções de seu repertório e a platéia reage muito bem. Sua voz está poderosa e a banda muito entrosada também, porém a orquestra dá umas “escorregadas” no final da música, porém erros que seriam corrigidos até o final da temporada. Em seguida, Elvis inicia mais uma música nova no seu repertório: a bela You Gave Me A Mountain de Marty Robbins. Esta versão está mais lenta e o grupo vocal está perfeito no chorus. Em seguida, mais uma música inédita: desta vez Until It´s Time For You To Go, recém gravada em Maio de 1971. Esta versão está mais lenta que a usual e possue os dois versos princiais cantados duas vezes assim como no estúdio. Em seguida sem dar chances para os aplausos, Elvis pede para iniciar Polk Salad Annie no seu mais novo arranjo juntamente com os solos de baixo de Jerry Scheff. A platéia reage muito bem. Aqui a versão ganhou velocidade e durava cerca de 3 minutos e meio em média.

on72_001 (14K) 
Rara foto da temporada Janeiro / Fevereiro de 1972 em Vegas.

Logo após, Elvis inicia os “oldies” com Love Me, o medley de Little Sister – Get Back, All Shook Up, o medley Teddy Bear – Don´t Be Cruel, One Night e Hound Dog. A canção A Big Hunk O´ Love também é dos anos 50, porém é a primeira vez que foi cantada nos anos 70. Elvis gostou muito desta versão e acabou levando esta canção até Março de 74! Em seguida, temos a belíssima Bridge Over Troubled Water cantada com muito entusiasmo. Ao ouvir o álbum em último volume na sua caixa de som, é possível sentir a voz poderosa que Elvis tinha ecoando pelo showroom. Em seguida, Elvis “ataca” com Lawdy Miss Clawdy e com muito estilo e a platéia aprova. Em seguida, mais uma música que foi um dos maiores “show stoppers” de Elvis nos anos 70: a patriota An American Trilogy! Uma canção onde se juntam três hinos americanos e a versão está mais lenta, porém a interação entre Elvis e os Stamps faz com que seja uma das mais belas versões apresentadas. É incrível vermos o poderio vocal já alcançado em 1972 por Elvis. A recepção da platéia é excelente e temos a impressão que os aplausos foram até de pé (se não foram)!!

Em seguida temos a introdução da banda e mais uma música nova no repertório ao vivo: I´ll Remember You que havia sido gravada em 1966. A orquestra se destaca de início ao fim! Após esta canção é a vez de Elvis agitar com Suspicious Minds, com direito a show de Ronnie Tutt e Elvis simulando os golpes de karatê no final. É interessante vermos em Can´t Help Falling In Love, Elvis dizendo o nome de algumas pessoas que estavam na platéia como Sammy Davis Jr. Em seguida o usual Closing Vamp.

Em resumo:

1-) Este é o opening night da sexta temporada em Las Vegas desde 1969;
2-) Elvis introduziu novas canções em seu repertório ao vivo como: Never Been To Spain, You Gave Me A Mountain, Until It´s Time For You To Go, A Big Hunk O´Love, An American Trilogy e I´ll Remember You;
3-) Elvis introduziu uma nova música de abertura: See See Rider;
4-) A música Never Been To Spain é tocada pela banda como tema de fundo entre as canções.

on72_002 (14K) 
O selo 2001, ainda nos brinda com três bônus do show de encerramento do dia 03 de Setembro de 1973 também em Las Vegas. Incluem-se: Mystery Train – Tigerman, Help Me Make It Through The Night e Softly, As I Leave You. Algumas pessoas dizem que a FTD adquiriu o tape completo das mãos destas pessoas para que fosse lançado no FTD Closing Night!

Super recomendável para a coleção de qualquer fã de Elvis e principalmente dos seus shows nos anos 70.


home (7K) 

 

® 2005 Elvis Collectors Brasil - Marco Aurélio. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.