Lightning Strikes Twice In Portland! - (Straight Arrow) - Por Sergio Biston

   Para quem mergulha a fundo nas gravações dos shows de Elvis, além daquele material disponível oficialmente e indo ainda mais além das gravações de mesa, Rick Rennie não deve ser um nome estranho. Assim como John Herman e Don Lance, fãs que com certa dose de audácia capturam momentos singulares de seu ídolo, Rick e seu gravador portátil Sony criaram algumas das melhores gravações amadoras disponíveis.
   Rick gravou Elvis pela primeira vez na temporada de 1969 em Las Vegas mas o registro que fez jamais seria ouvido. Confiscada pelos seguranças do hotel, o destino da fita foi possivelmente a lata do lixo. Rick voltou a tentar na temporadas de Fevereiro, desta vez com sucesso. A qualidade dessas gravações entretanto, não se compara as futuras gravações, iniciadas na temporada de Agosto de 1970,  a mesma que a MGM filmou para o documentário That´s The Way It Is. Nessa ocasião Rick trouxe um equipamento de melhor qualidade, o mesmo que registraria os demais shows dali em diante. Renne voltou para casa com as lembranças de seis noites inesquecíveis e o registro delas em  fitas Cassete C-120. Essas mesmas fitas capturariam Elvis mais quatro vezes, a última em 1976.
   As fitas de Rick Renne começaram a circular ainda na década de 70, trocadas entre os fãs ávidos pelos registros amadores dos concertos de Elvis. Na década de 90 os primeiros CDs piratas começaram a emergir na comunidade hardcore e os cassetes de Rick Renne se destacavam pela qualidade superior, mesmo com o aparecimento dos primeiros tapes de mesa de som. Após décadas do lançamento inicial a melhoria das técnicas de gravação e o acesso a novas tecnologias permitiu a gravadoras como a Sraight Arrow melhorar um pouco mais a qualidade das fontes. O resultado é uma nova série do selo que resgata e apresenta à novas gerações de fãs os tapes gravados clandestinamente por Rick.
   Os shows que compõe este relançamento foram capturados em duas apresentações na cidade de Portland, num intervalo de três anos e mostram, ambas, um artista no topo. No primeiro Elvis encontra-se na sua segunda turnê desde seu regresso, um artista que surfava novamente na crista do sucesso, impulsionado por uma guinada artística que renovou o homem e seu ofício. No segundo Elvis é o superstar consumado, alçado ao panteão dos deuses musicais ao rodar o mundo via satélite, direto do Havaí. Em 1970 Elvis apresenta um show cru, rápido, imprevisível como um soco na cara. Por vezes tosco mas dominado por um magnetismo animal e um espírito de liberdade digno das apresentações amadoras de rock de garagem. Em 1973 a energia sem direção dá lugar à interpretações focadas e versões mais refinadas, um show mais coeso ainda que sem a mesma energia e aura de liberdade.
      A gravação do dia dia 11 de Novembro de 1970, em Portland, é uma pequena cápsula do tempo. Os segundos iniciais capturam a antecipação da arena lotada, o silêncio que segue a explosão de sons e música que marca a entrada de Elvis e fecha com os passos apressados do grupo de amigos saindo do local, uma cacofonia de conversas excitadas, passos apressados e o som dos automóveis registrado pelo gravador portátil que sacoleja para lá e para cá, onde quer que estivesse escondido, fiel à tarefa que lhe foi confiada.
   Depois de 3 temporadas em Vegas e uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, o repertório começa a se distanciar dos hits recentes. Permanecem ainda The Wonder Of You, You Dont Have To Say You Love Me e Suspicious Minds. A faixa mais significativa da noite é How Great Thou Art, com arranjos mais próximos à versão de estúdio de 1966.
   A gravação de 1973 é um pouco menos exuberante, o que se explica pelo fato de que a fita original foi perdida e o que restou foi uma cópia feita por Rick ainda na década de 70. Mesmo assim o registro preserva a sonoridade com qualidade acima da média dos demais registros deste tipo. O setlist inclui a brilhante faixa de 1971, I´m Leaving, a faixa Help Me Make Through The Night do disco Elvis Now de 1972 e o material mais marcante apresentado no mega especial Aloha From Hawaii; Steamroller Blues, What Now My Love e I´ll Remember You. Ha ainda uma rara e excelente Little Sister/Get Back.
    O último registro feito por Rick foi também em Portland, em 1976. Ao todo, Rennie gravou 12 shows de Elvis, sendo que a maioria permanece como  a única fonte disponível de alguns shows. Rick faleceu em 2004 com apenas 58 anos, mas deixou como legado aos fãs alguns dos melhores registros amadores de alguns dos melhores shows de Elvis.

Arte Do CD: 4,5/5

Show CD 1: 4/5
Som CD 1: 4,5/5

Show CD 2: 4,7/5
Som CD 2: 4/5


























 
® Sergio Luiz Fiça Biston, Julho de 2015



 



® 2005-2015 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


That's All Right
I Got A Woman
Love Me Tender
You Don't Have To Say You Love Me
Sweet Caroline
You've Lost That Lovin' Feeling
Polk Salad Annie
Introductions
Johnny B. Goode
Blueberry Hill
How Great Thou Art
The Wonder Of You
Heartbreak Hotel
Blue Suede Shoes
Hound Dog
Bridge Over Troubled Water
Suspicious Minds
Funny How Time Slips Away
Can't Help Falling In Love
Closing Vamp
Lightning Strikes Twice In Portland!(Straight Arrow)
Ao Vivo - Gravação De Platéia
Portland, OR - 11 de Novembro de 1970,
Portland, OR- 27 de Abril de 1973
Crítica do jornal The Oregonian do dia 28 de Abril de 1973. Clique para ampliar. Foto: Wayne Dilger
Rick Rennie em 1976, Las Vegas. Foto: elvisbay.com
Also Sprach Zarathustra
See See Rider
I Got A Woman - Amen
Love Me Tender
You Gave Me A Mountain
Steamroller Blues
You Don't Have To Say You Love Me
Love Me
Blue Suede Shoes
Heartbreak Hotel
Little Sister - Get Back
Help Me Make It Through The Night
Long Tall Sally - Whole Lotta Shakin' Goin' On
I'm Leavin'
Hound Dog
Fever
What Now My Love
Suspicious Minds
Introductions
I'll Remember You
I Can't Stop Loving You
An American Trilogy
A Big Hunk O' Love
Can't Help Falling In Love
Closing Vamp