Let It Roll
Material De Estúdio:
1969-1973. Ao Vivo: 1977 Faixas: 01 - It's Midnight
(rehearsal*) 02 - It's Midnight (take
1*) 03 - Bosom Of Abraham (alternate
take*) 04 - I'm Leavin' (master take 8,
unedited) 05 - Always On My Mind (take 2,
unedited) 06 - Always On My Mind (take 3,
unedited) 07 -Promised Land (take 5,
unedited 08 - My Way (master take 1,
original 1971 mix) 09 - Johnny B. Goode / O Holy
Night (jam*) 10 - Patch It Up (master take 8,
unedited) 11 - Help Me (live multi-track*)
12 Without Love (take 1)
13 - Without Love ( takes 2*,3,4
) 14 - Without Love (master take 5,
undubbed) Let it Roll - Por Luiz
Henrique
Foi com
expectativa que no começo do mês tivemos pela gravadora Madison o lançamento
deste CD. O principal motivo era a informação que takes inéditos dos anos 70
estariam no CD.
Após a divulgação
das musicas a motivação diminuiu um pouco, mas o que não tira o valor deste CD e
principalmente desta gravadora que através dos anos vem trazendo material de
qualidade e cuidado magnífico no design dos encartes.
Este CD não é
diferente. O livreto tem 14 páginas, comentando cada canção, alem de fotos
raras, documentos das gravações e capas de discos da época. Um trabalho de alta
qualidade.
Todos sabemos
como é raro o lançamento de alt-takes dos anos 70, principalmente entre a
pirataria. A Madison tinha realmente pouco material para este lançamento. Ao
lado do material realmente “inédito” temos músicas em takes não editados, mas já
lançados, ou seja, geralmente com conversa de estúdio antes da musica o takes
completo e a interrupção normal que Felton fazia nos takes. Isso é interessante
principalmente em takes de músicas clássicas como “Always on my mind”, “I´m
leaving” e “Promised Land”. No agressivo take de “Patch it up” é interessante a
motivação final de Felton, “It´s a Gas!!”
Dentre o material
inédito temos os destaques:
It´s
midnight – ensaio e take 1: começamos com o baixo de Putman e a banda
no ensaio da musica. Temos cerca de 1 minuto de vocalizações feitas por Elvis
ainda no processo de conhecimento da musica. No final Elvis da o “OK” e convoca
os backing vocals para o primeiro take. Este já é bem consistente, um pouco mais
acelerada, mas bem parecido com o take master. Um mistério o motivo de Elvis ter
gravado 19 takes da musica já que o take 1 é praticamente perfeito. Bom para os
fãs.
Bossom of
Abraham - A Madison não informa qual é o take mas pelo clima deve ser o
primeiro ou o segundo dos 6 gravados. Um pouco de interessante interação com os
músicos, Elvis e os Imperials é o destaque. O take em si é muito bom, Elvis esta
mais agressivo em suas intervenções no gospel e a música em si esta mais rápida.
Bom take!
Johnny be
good / O Holly night – A faixa mais aguardada do CD. Não chega a ser
decepcionante, mas deixa um gosto de quero mais. Gravada no dia 18 de maio de 71
mostra que certamente Elvis estava cansado de gravar musicas natalinas, o que
ocorreu nessa sessão de gravação. “Johnny” é apenas o último trecho e “Holly”
não chega a ser uma música, apenas algumas frases. Mas mesmo assim a faixa é
interessante e mostra o quanto de material interessante devemos ter dessa sessão
de gravação.
Help
Me – Ao vivo em Saginaw em maio de
Conclusão
Talvez não chegue
a ser um CD histórico, porém muito interessante. Infelizmente por algum motivo a
RCA praticamente não lança material das sessões de gravações de 1971, e
este CD preenche um pequeno espaço dessa lacuna. Aliado a excelente qualidade
sonora e o encarte maravilhoso torna-se um CD altamente recomendado para fãs e
colecionadores.
® 2006 Elvis Collectors
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