Elvis - The Final Curtain - Por Sergio Biston

De tempos em tempos surge um lançamento, seja ele oficial ou não, que se torna um divisor de águas na discografia póstuma de Elvis. Aquele tipo de projeto que servirá de referência para todos os outros que o seguirão. Aquele que serve de medida para a competição. Elvis, The Final Curtain é um desses. Concebido pela gravadora pirata Box Car, trata-se uma caixa nababesca que representa os últimos 8 meses de Elvis em vídeo, áudio e fotos.
Nunca antes um capítulo da história de Elvis recebeu tamanha atenção. Somente um projeto pode se equiparar a esse monumento, a magnífica obra de Ernst Jorgensen, A Boy From Tupelo. Irônicamente representam cada uma, os extremos opostos da incrível carreira de Elvis.
Enquanto A Boy From Tupelo recorda os primeiros passos da carreira do cantor, momento de imensa criatividade e espontâneidade, The Final Curtain retrata um período sombrio, marcado pela debilidade física e artística de Elvis.
Mesmo sob essa perspectiva, The Final Curtain consegue jogar uma luz mais positiva sobre os últimos registros, equilibrando a balança e tornando esse momento delicado mais interessante. Da concepção artística, uma caixa com um close up da jumpsuit Sundial que abriga o livro e um painel dobrável com DVDs e CDs, passando pelo material reunido, é difícil achar alguma falha em The Final Curtain.
O escopo do projeto era então inédito em sua dimensão. Reunir num só lugar filmagens feitas pelos fãs em 8mm sicronizadas com o áudio original, fotos e resenhas de jornalistas de todas as apresentações disponíveis do ano, soundboards conhecidos e inéditos, a gravação de platéia de seu último show, o material registrado para o Elvis In Concert, O In Concert como foi ao ar na melhor qualidade existente e por fim, um DVD reunindo os noticiários da TV cobrindo a morte de Elvis. Tarefa hercúlea cumprida com louvor, mas que trilhou caminho atribulado. Não foram todos que viram a existência deste projeto com bons olhos. 
Concebida por um grupo de fãs de diferentes partes do mundo, o lançamento desta caixa trouxe imensos problemas para seus criadores. A divulgação exagerada, ou descarada, do projeto nas redes sociais, fóruns, sites e os famosos vídeos no youtube, meses antes do lançamento, atraiu a atenção da EPE, detentora dos direitos autorais do Especial Elvis In Concert da CBS e de todo material pertinente. A primeira ação tomada pela EPE foi a de tirar os vídeos do ar no Youtube, seguida da distribuição de documentos legais dirigidos aos proprietários de sites que estivessem divulgando qualquer informação sobre o lançamento, mesmo que o intúito de tais sites fosse apenas informar a respeito do projeto, sem qualquer participação ou intenção de lucro com o mesmo. Ameças de processo e até mesmo a retirada forçada de um site do ar por mais de 24 horas fizeram com que The Final Curtain se tornasse uma espécie de tabu do mundo Elvis.
A EPE acabou por localizar um dos distribuidores do produto, quando um de seus advogados se passou por um fã e encomendou a caixa de um vendedor. Após receber o produto, juntou as evidências e o levou à corte na Inglaterra, junto com os demais  idealizadores. A essa altura a caixa já estava nas ruas. E já era uma lenda.
Qualquer que seja o ângulo analisado, The Final Curtain é um trabalho que beira a perfeição.
É impressionante a quantidade de fotos e resenhas reunidas e incluídas no livro, um mamute de 380 páginas que cobre todas as turnês de 1977, acompanhado de memorabílias diversas das apresentações. As fotos vão desde excelentes instantâneos profissionais a registros igualmente interessantes feitos por membros da platéia.
As resenhas mostram os altos e baixos de Elvis ao longo dos últimos 6 meses na estrada e alguns críticos mais perspicazes já notavam problemas graves com Elvis que iam além de "apenas uma noite ruim."
Igualmente, as fotos revelam um Elvis fisicamente muito distante da forma física que o consagrou, mas surpreendentemente, com exceção de algumas dezenas, Elvis parece bem na maioria delas.
O livro também abriga os DVDs com os dois shows filmados pela CBS para o especial Elvis In Concert em suas versões integrais, o especial tal qual foi ao ar, e o DVD Elvis is Dead. Até que a EPE decida-se por lançar o debatido especial, essa é a melhor fonte disponível.
É difícil dizer o que neste projeto é mais importante. No campo das filmagens, os produtores conseguiram reunir uma boa quantidade de material inédito e em alta qualidade, como os trinta e seis minutos que registram o último show de Elvis. Sincronizados com perfeiçao à conhecida gravação de platéia, criam um importante documento de seu derradeiro momento nos palcos. Cabe aqui mencionar o único ponto em que é possível criticar o projeto. Algumas das filmagens são apenas cópias ruins de antigos VHS, enquanto outras são prejudicadas por sua brevidade. Ainda assim, talvez seja injusto criticar esse aspecto de The Final Curtain já que tal quantidade de material inédito em 8mm, na qualidade em que se apresenta na maioria das vezes, é sem prescedentes.
Não bastasse toda quantidade de filmagens The Final Curtain ainda traz 6 CDs contendo 6 soundboards, entre eles 3 completamente inéditos, Orlando, Saginaw e Madison. Os demais CD trazem as conhecidas performances em Montgomery, Charlotte, St. Petersburgh e West Palm Beach. São todos shows incompletos com exceção do show em Madison. A qualidade sonora varia muito entre os CDs sendo que o show de Saginaw tem a pior qualidade sonora. Os produtores conseguiram operar um pequeno milagre com a fita do show de Orlando, reconstruíndo os vocais de Elvis que estavam praticamente desaparecidos na fita original. O esforço valeu a pena, já que o show revela-se uma das melhores performances do ano.
Poucos projetos na "Elvisfera" foram tão à fundo num período específico da sua carreira. E poucos receberam o grau de dedicação e capricho que abundam em The Final Curtain. A variedade e qualidade do material oferecido permite uma visão muito mais nítida dos últimos momentos do artista e nesse processo, mesmo com shows abissais e muitos altos e baixos, joga uma luz muito mais positiva em seus últimos momentos.
Pode não ser o Elvis de 1970. Nem o de 1974. Mas apesar dos pesares, The Final Curtain mostra que ainda é possível encontrar momentos de brilho em 1977. E esse talvez seja o maior mérito desse lançamento.

=========================================================

Detalhamento do conteúdo:

Os DVDs:
Super 8mm Magic of 77.

DVD1
Largo, MD
Vinte e cinco minutos com bom som. O primeiro ângulo é o melhor e mais interessante, embora bastante granulado. O segundo é uma cópia de várias gerações do VHS e relativamente distante. As músicas estão todas incompletas.

Imagem ângulo 1 : 2,9/5
Imagem ângulo 2: 2/5
Som: 3,6/5

Providence, RI
Imagem muito próxima e sem borrões, porém bastante desgastada e sem detalhes. Bastante agradável de se ver. São apenas cinco minutos com uma Little Sister completa mas com som ruim.
Imagem: 3,2/5
Som 1,7/5

Augusta, ME
Mais uma filmagem cuja fonte é um VHS. Bastante granulada, escura e sem definição, mas com boa qualidade sonora. Ha ainda um segundo ângulo, com um Elvis fantasmagórico do qual não se consegue distinguir muita coisa. Felton Jarvis faz uma breve aparição no palco. Cerca de 18 minutos.
Imagem: 2,8/5
Som: 4/5

Rochester, NY
A filmagem começa absolutamente fantástica, muito nítida e limpa, mas sofre uma queda de qualidade logo nos primeiros instantes de C.C. Rider, mostrando que foram usadas duas fontes de gerações bem diferentes para compor o total. Infelizmente o segundo ângulo é pior, embora o mastertape provavelmente ofereça uma qualidade excepcional, já que o cinegrafista estava muito próximo ao palco. Um bom show com cerca de 20 minutos no total
Imagem ângulo 1: 4/5
            ângulo 2: 2,7/5
Som: 4/5

Binghampton,NY
Um tanto desfocada e granulada, o melhor desta filmagem é a qualidade do som. A duração é de aproximadamente 13 minutos de  um dos melhores shows do ano.
Imagem: 3,8/5
Som: 4/5

Binghampton,NY
A filmagem abre com a apresentação das Sweet Inspirations, filmadas do balcão. Duração aproximada de 28 minutos. A imagem é mais distante do que a primeira e também mais desfocada. O segundo ângulo é muito mais próximo mas a qualidade da fonte é muito abaixo do esperado.
Imagem: 2,8/5
Som: 3,7/5


Philadelphia, PA
Filmado em sua maioria de dois ângulos diferentes, o show de Elvis no estado da Pensilvânia é uma das melhores filmagens da caixa no que se refere a qualidade da imagem. O ângulo mais próximo permite observar com clareza o rosto e as expressões de Elvis, bem como detalhes da Sundial. Infelizmente é bastante incompleta e a duração é de apenas 12 minutos. Por vezes, dois ângulos aparecem ao mesmo tempo na tela. Ha ainda um terceiro ângulo, esse de péssima qualidade e possivelmente de uma cópia de diversas gerações do master. Ha um bonito momento entre Elvis e um fã na platéia, que ao entregar a Elvis um estátua do cantor, recebe em troca uma echarpe e um abraço.
Imagem: 4/5
Som: 4/5


Baltimore, MD
Este é famoso show onde Elvis deixa o palco com problemas. São diversos ângulos de qualidade muito similar, bastante granulados mas com boa definição. O foco vai e vem como é comum nesse tipo de registro amador. Duração de 8 minutos.
Imagem 3,7/5
Som: 4/5

Macon, GA
Uma das piores filmagens da caixa, junto com o show de Kansas City. A qualidade do som é atroz e apesar da proximidade da câmera, a cópia foi muitíssimo deteriorada, apresentando-se muito escura e sem definição. Sete minutos.
Imagem: 1,8/5
Som 1/5


DVD 2

Kansas City - Mo
Conhecida amplamente pelos fãs desde de finais da década de 80, essa talvez seja a maior decepção do projeto. Pela qualidade do produto esperava-se que essa excelente filmagem, feita de uma posição bem próxima a Elvis, fosse finalmente apresentada em alta qualidade, o que não acontece. A fonte é um velho VHS de várias gerações com todos os defeitos conhecidos por aqueles que colecionavam esse tipo de material nos anos 80 e 90. A imagem é borrada e com chuviscos. É uma pena, já que dada a proximidade da filmagem, é possível ver detalhes claros das expressões e da roupa de Elvis. Várias músicas estão também completas.
Infelizmente nesse dia Elvis é apenas uma pálida sombra do seu verdadeiro talento. Ele aparece inchado e confuso, se arrastando pelo palco. Sua voz é fraca e há várias interrupções e erros durante algumas das canções cantadas.
Imagem: 2,8/5
Som: 2,7/5

Madison, WS
O capítulo começa com os testemunhos do motorista da limosine de Elvis e do frentista do posto onde Presley interrompeu uma briga, em frente a uma placa que marca o local.
A filmagem do show é de boa qualidade, bastante nítida e próxima e parece vir de poucas gerações depois do master, mas ainda apresenta bastante imperfeições.
A filmagem é dublada com o som do Soundboard, mas na parte dos músicos ha uma queda na qualidade sonora que tem perda de volume e soa abafada.
Imagem: 3/5


Cincinatti, OH
O penúltimo show da carreira de Elvis é representado em 5 ângulos. Dois são de péssima qualidade e representam mais da metade da duração do registro (1,5/5). Dois outros ângulos são excelentes, em especial o que captura Elvis do centro do palco, de excepcional definição e de cores brilhantes (5/5). Infelizmente são muito fragmentados. Por fim, ha um ângulo de Unchained Melody que parece vir do master, mas a distância é tamanha que é impossível distinguir sequer as formas do que se está vendo na tela (0/5). Quando possível, dois ângulos distintos são mostrados ao mesmo tempo na tela.
Ha também uma excessiva inserção de tomadas da platéia em péssima qualidade. O som é ótimo e Elvis faz uma igualmente ótima apresentação.
Som: 4/5

Indianápolis, IN
A despedida de Elvis dos palcos é a grande atração do conjunto, com pouco mais de 35 minutos registrados. São mostrados 4 ângulos de 6 fontes diferentes. Um dos ângulos foi filmado por duas pessoas na platéia que estavam muito próximas, talvez lado a lado ou com apenas algumas fileiras de distância. Duas fontes parecem vir dos masters, com grande definição de cores e detalhes (3,7/5), enquanto as demais variam de boas cópias até a qualidade medíocre dos velhos VHS. Felizmente boa parte dos cerca de 35 minutos apresenta as filmagens de melhor qualidade visual. A qualidade sonora é excelente, possivelmente a melhor gravação de platéia em arena disponível.
Som: 5/5


Charlotte, NC
Uma fragmentada e curta filmagem do concerto no Charlote Coliseum de excelente qualidade. O registro parecer ser do master, com ótima definição de detalhes e cores. O ângulo é próximo ao palco e é possível notar detalhes das expressões de Elvis.
Imagem: 4,7/5
Som: 4/5

Chicago, 1 de Maio
Imagem ruim, filmado em sua grande maioria pelas costas de Elvis. A fonte é novamente um VHS de baixa qualidade com cerca de 19 minutos.
Imagem: 2,5/5
Som: 2/5

Chicago, 2 de Maio
A qualidade ( ou a falta dela) é similar ao concerto do dia 2. O som é um pouco melhor, mas novamente o ângulo de filmagem é da parte de trás do palco. Dublagem do soundboard onde possível. Cerca de 17 minutos.
Imagem: 2,5/5
Som 2/5

======================================================================
 
® Sergio Luiz Fiça Biston, Fevereiro de 2015.



 



® 2005-2015 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


Disco 1 : West Palm Beach, St. Petersburgh
Disco 2: Orlando
Disco 3: Montgomery, Charlotte
Disco 4: Saginaw
Disco 5: Madison
Disco 6: Indianapolis

Elvis - The Final Curtain (Boxcar)
Soundboards, Filmagens 8mm, Livro, DVD.
Elvis em apresentação em Austin, TX. Março de 1977
Detalhe da caixa The Final Curtain.
Elvis em Charlotte. 20 de Fevereiro de 1977
Ann Arbor, 24 de Abril de 1977
Montgomery, AL