Chicago Double Strike (Straight Arrow) - Por Sergio Biston

A gravadora pirata Straight Arrow fez fama em cima de gravações de platéia de alta qualidade, diferenciando-se das demais gravadoras medíocres que inundaram o mercado com registros por vezes inaudíveis. Com mais de quarenta títulos disponíveis atualmente, a gravadora caiu nas graças dos colecionadores em plena era do soundboard. Como quem faz a fama, deita na cama, a gravadora tem também em seu currículo alguns CDs que estão certamente abaixo do padrão estabelecido, como Triple Threat In Vegas, Southern Gypsy Magic e A Private Audience With The King. Por isso é preciso muito critério quando o que se quer é apenas o melhor de uma vasta quantidade de lançamentos, mesmo se tratando de gravadoras estabelecidas.
Chicago Double Strike, lançamento duplo do selo, vem engrossar as fileiras do material que fez a fama da Straight Arrow, pelo menos a gravação do disco  um. Os dois shows foram gravados pela mesma pessoa, mas a qualidade difere um degrau do primeiro para o segundo. Enquanto no primeiro é possível ouvir Elvis, os metais e a bateria com clareza, no segundo tudo parece menos fiel. O primeiro é também muito mais agradável de se ouvir, com uma ótima ambientação.
Os dois concertos expõe um problema cada vez mais evidente nos shows das últimas turnês: a utilização dos músicos em longas apresentações solo, como artifício para extender a duração da apresentação. Diferente dos anos anteriores o show se encerra logo após esse segmento, com Elvis oferecendo apenas 3 canções, incluindo Cant Help Falling In Love. É uma pena, principalmente porque o repertório desta turnê tem uma primeira parte muito boa, com canções como Fairytale, My Way e Trying To Get To You. A volta de Little Sister é outra boa adição aos shows dessa época.
Apesar disso, as duas apresentações de Elvis em Chicago, nos dias 1 e 2 de Maio estão entre os melhores shows no ano. O setlist entre os shows difere em três canções, Trying To Get You e And I Love You So aparecem no primeiro show, dando lugar para Polk Salad Annie no segundo. Elvis se apresenta de forma engajada em ambos os concertos. Os dois shows são focados, com Elvis impondo fraseamentos diferentes do costumeiro em canções como You Gave Me A Moutain e Fairytale e até rolando no chão em Hurt, como pode-se conferir nas filmagens amadoras do segundo show.
Esse esforço extra de Elvis resulta no comentário sincero de uma fã, próxima do gravador que registra o segundo show, ao ouvir Al Dvorin anunciar que Elvis deixou o recinto:
-Oh merda...!



ARTE DO CD: 4,5/5
SHOW CD 1: 4/5
SOM: 3,8/5

SHOW CD 2 3,8/5
SOM: 3/5

Leia também:
A Profile - The King On Stage, Disco 4 - Por Sergio Biston

 
® Sergio Luiz Fiça Biston,Julho de 2014



 



® 2005-2014 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta ética.


Disco 1 : Chicago, 1º de Maio de 1977
2001 Theme
See See Rider - When The Saints Go Marching In
I Got A Woman - Amen
Love Me
Fairytale
You Gave Me A Mountain
Jailhouse Rock
O Sole Mio - It's Now Or Never
Tryin' To Get To You
Little Sister
Teddy Bear - Don't Be Cruel
And I Love You So
My Way
Band Introductions
Early Mornin' Rain
What'd I Say
Johnny B. Goode
Drum Solo (Ronnie Tutt)
Bass Solo (Jerry Scheff)
Piano Solo (Tony Brown)
Electric Piano Solo (Bobby Ogdin)
School Day
Hurt (with reprise)
Introduction of Joe Esposito
Hound Dog
Can't Help Falling In Love
Disco 2: Chicago, 2 de Maio de 1977
2001 Theme
See See Rider
I Got A Woman - Amen
Love Me
Fairytale
You Gave Me A Mountain
Jailhouse Rock
O Sole Mio - It's Now Or Never
Little Sister
Teddy Bear - Don't Be Cruel
My Way
Polk Salad Annie
Band Introductions
Early Mornin Rain
What'd I Say
Johnny B. Goode
Drum Solo (Ronnie Tutt)
Bass Solo (Jerry Scheff)
Piano Solo (Tony Brown)
Electric Piano Solo (Bobby Ogdin)
School Day
Hurt
Hound Dog
Can't Help Falling In Love
Closing Vamp - Announcements
Chicago Double Strike(Straight Arrow)
Ao Vivo - Gravação De Platéia