BOOTLEG BARRA (16K) 

 

 

burmingham76 (14K) 

Burning In Birmingham

 

Show gravado em Birmingham, Alabama no dia 29 de Dezembro de 1976.

Músicas:

 

See See Rider
I Got A Woman - Amen
Love Me
Fairytale
You Gave Me A Mountain
Jailhouse Rock
O Sole Mio / It´s Now Or Never
Trying To Get To You
My Way
Polk Salad Annie
Band Introductions
Early Morning Rain
What´d I Say
Johnny B. Goode
Love Letters
School Days
Funny How Time Slips Away
Hurt
Hurt (Reprise)
Hound Dog
For The Good Times
The First Time Ever I Saw Your Face
Unchained Melody
Mystery Train / Tigerman
Can't Help Falling In Love
Closing Vamp
 


Burning In Birmingham:

Este bootleg do selo 2001 é um presente que muitos fãs se surpreenderam na epoca de lançamento pois definitivamente traz Elvis em um de seus melhores shows de toda a carreira. Sabe-se que no mês de Dezembro Elvis começou um namoro com Ginger Alden o que é uma das possíveis causas de tanta alegria. Quanto ao som ele é bom. Por ser apenas um soundboard as vezes temos a impressão que é um pouco abafado. Recentemente o selo Madison lançou uma faixa com a qualidade sonora um pouco superior o que é uma grande noticia pois quando menos esperarmos podemos ter este show na integra com um som melhor. Além disso a BMG tem uma cópia do show em seus arquivos e poderá vir a ser um futuro lançamento da FTD que sem dúvidas será um campeão de vendas.

Para começo de conversa temos de cara as usuais See See Rider, I Got A Woman / Amen e Love Me. Mas aqui como já citado acima, Elvis se demonstra afim de fazer um show inesquecivel e até as usuais canções acabam tendo um brilho a mais. Como sempre no periodo de 1976 temos acrobacias vocais com J.D. Sumner com direito a reprise. O show segue e Elvis com excelente humor pede para a banda começar Fairytale. Esta canção sempre foi um dos pontos altos em seus shows desde o ano de 1975 e aqui mais uma vez não foi diferente. Elvis alcança notas agudas que impressionam e coloca muita força na canção.

You Gave Me A Mountain é o próximo número da noite e cada fã pode testemunhar o quanto Elvis está curtindo o show. Percebe-se em sua voz o grande astral e aqui a canção tem direito a um show nos acordes de James Burton. Jailhouse Rock é mais um rock dos anos 50 que é executado brilhantemente por Elvis e pela banda. Aqui sempre gostei muito do piano de Tony Brown. Em seguida temos O Sole Mio / It´s Now Or Never. Antes que Elvis comece ele cede espaço para que Sherril Nielsen apresente um trecho da canção em italiano. Ele sempre estendia um verso ao ponto de ficar quase sem folego. Elvis adorava isso. Importante mencionar que o tape corta parte de It´s Now Or Never voltando com a voz de Elvis no final da mesma.



birmingham76_001 (14K) 
Elvis em Birmingham no dia 29 de Dezembro de 1976.

Trying To Get To You vem para esquentar ainda mais o show. Há realmente algo de diferente em Elvis e a versão começa a tomar uma forma diferente de 1974 se assemelhando-se um pouco com a versão do especial da CBS. Aqui é interessante notar que ao término dessa música Elvis não prosseguiu com a usual Teddy Bear / Don´t Be Cruel e iniciou My Way. Uma ótima versão com um grande poderio vocal que Elvis mostra aqui. Depois da canção que ficou imortalizada por Sinatra, Elvis ataca com Polk Salad Annie que segundo ele mesmo era a "dirty one". Excelente versão e como sempre um show a parte da banda. Ao término de Polk Salad Annie, Elvis começa a apresentar ao público a sua banda e seus grupos vocais. Começa com Sweet Inspirations, em seguida apresenta individualmente J.D Sumner & The Stamps Quartet, Sherril Nielsen (quase sempre fazendo uma piada sobre ele) e por ultimo a garota com a voz alta Kathy Westmoreland.
John Wilkerson vem em seguida mostrando toda sua habilidade em uma surpreendente versão de Early Morning Rain que é cantada do inicio ao fim. What´d I Say e Johnny B. Goode são apresentadas durante o solo de James Burton. Elvis prossegue a apresentação com um solo destruidor como sempre de Ronnie Tutt que é acompanhado de um blues executado por Jerry Scheff. Solo de piano e piano elétrico seguem e a balada Love Letters é apresentada ao público. Como sabemos aqui a versão é mais lenta do que a gravação original e cantada com bastante cuidado o que a torna uma linda balada e um destaque. Elvis apresenta Joe Guercio e sua orquestra que mandam ver School Days de Chucky Berry ao estilo Vegas.

birmingham76_002 (14K) 
Funny How Time Slips Away é pouco usual logo após o fim da introdução da banda. Uma versão bonita onde mais uma vez J.D. Sumner no final mostra a capacidade que tinha de cantar notas extremamente baixas. Hurt é o próximo número e para variar Elvis faz um reprise completo tamanho o sucesso dela com seu público. A canção tem um brilho especial pelo poder de seu vocal que intimida muitos cantores. Elvis sente neste momento os bons tempos e não deixando por menos faz a banda arrancar da memória as notas de For The Good Times. Lembro aqui aos leitores que fazia 1 ano e meio que Elvis não cantava ela ao vivo. A segunda surpresa da noite é a linda The First Time Ever I Saw Your Face. Chega a ser emocionante. Durante a parte final Elvis praticamente recita as letras e pede para que fique apenas o piano. O estádio praticamente fica em silêncio que se quebra com uma fã que solta um berro e Elvis pede que ela faça silencio!. Aproveitando o embalo Elvis cantou Unchained Melody que havia sido adicionada ao repertório apenas nesta temporada. Ainda estava fazendo alguns ajustes mas como sempre Elvis não decepciona. Antes que termine o show, Elvis faz um rock da epoca da Sun que é Mystery Train / Tigerman que é extremamente selvagem na bateria e no solo de guitarra. Com grande estilo Elvis se despede de Birmingham dizendo que foi muito bem recebido e foi um dos seus melhores públicos. O ultimo número vem que é a sempre bela Can´t Help Falling In Love que com certeza deixava os fãs sempre querendo mais. Ótima versão executada aqui.
Em resumo:

Lançamento essencial para qualquer fã que preze os shows dos anos 70. Elvis está inspirado, animado e de muito bem com a vida. Sem dúvidas um dos melhores show de 1976 e de toda sua carreira. Vale lembrar que esta foi a unica vez que Elvis visitou a cidade.



home (7K) 

 

® 2006 Elvis Collectors Brasil - ® Renan Augusto, Fevereiro de 2006. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.