BOOTLEG BARRA (16K) 

 

 

american_own1t.jpg (14K) 

America´s Own Volume 1

 

Show gravado no Nassau Coliseum dia 19 de Julho de 1975 as 14:30 em Uniondale, Nova York

Musicas:

 

2001 Theme
See See Rider
I Got A Woman - Amen
Big Boss Man
Love Me
If You Love Me
Love Me Tender
All Shook Up
Teddy Bear - Don´t Be Cruel
Hound Dog
The Wonder Of You
Trying To Get To You
Burning Love
Band Introductions
Johnny B. Goode
Drums Solo
Bass Solo
School Days
T-R-O-U-B-L-E
Heartbreak Hotel
Killing Me Softly (Voice)
Let Me Be There (Com reprise)
Bosom Of Abraham - You Better Run
You Gave Me A Mountain
Little Darling
Mystery Train - Tigerman
Funny How Time Slips Away
Can´t Help Falling In Love
Closing Vamp

Segue um review: THE KING STILL ROCKS ON!!

Dia 19 de Julho de 1975, Elvis Presley estava de volta na grande cidade de Nova York. Como de costume, sabemos que este é um povo exigente com os cantores que se apresentam no local. Em 1972, Elvis havia se apresentado no gigante Madison Square Garden. E agora, depois de 3 anos? Seriam as criticas ainda positivas?
O show foi na cidade de Uniondale, NY e o jornal The New York Times do dia 22 de julho já apontava o sucesso dos shows:

"Cada vez mais Presley melhora sua voz atingindo excelentes notas vocais. Ele ainda é o rei nos palcos." 

O show começa com o tradicional 2001 Theme que já havia se tornado a marca registrada em seus shows e só aumentava a eletricidade que se criava entre o público. Em seguida temos uma excelente versão de See See Rider. Logo após, a versão usual de I Got A Woman seguido de Amen que é surpreendente aqui. Elvis se anima e repete o verso diversas vezes aumentando o tom da canção cada vez que repetia o verso. O público recebe muito bem essa parte do show.

Big Boss Man era o próximo número da tarde. Elvis grita "Big Boss!", no qual Ronnie Tutt já inicia a batida da canção. Como sempre uma ótima versão. Em seguida duas canções que permaneceram quase sempre no repertório eram Love Me (seu clássico desde os anos 50), e If You Love Me (Let Me Know) que era uma canção nova originalmente gravada por Olivia Newton John. Elvis faz um excelnte trabalho e o público mostra o mesmo entusiasmo do começo do show. Como de costume, Elvis anuncia que fará um medley de suas primeiras canções e ataca direto com All Shook Up, Teddy Bear e Don´t Be Cruel. Sabemos bem que Elvis acelerou esses clássicos na década de 70, mas o público não e importava e o público delirava com as versões que ouvira anos antes.

The Wonder Of You vem em seguida. A canção havia sido apresentada pela primeira vez em Fevereiro de 1970 e permaneceu no repertório por algum tempo. Nos anos que se seguiram raramente Elvis cantava mas em 1975 ele e a banda voltaram com a canção aos shows. Como sempre James Burton brilha no solo. Logo após temos uma surpresa que é Trying To Get To You que já não era executada com tanta frequência neste ano. Este é mais um clássico resgatado por Elvis da época da Sun Records que foi muito bem trabalhado e bem ensaiado. No refrão é possível reparar na potência do vocal,a mesma potência tão elogiada pelos jornais da época. Neste momento Elvis sempre alternava o show com Polk Salad Annie ou Burning Love. Elvis desta vez pediu Burning Love que definitivamente foi um dos pontos altos do show. Um verdadeiro rock que sacode o Nassau Coliseum.



/epbrasil/bootlegs/nassau1975_001.jpg (14K) 
Elvis em Uniondale, NY no dia 19 de Julho de 1975 durante o show da tarde.

Depois da fulminante versão de Burning Love, Elvis desacelera e apresenta o seu grupo para a platéia presente. Seguem-se os solos de bateria. baixo, junto com uma versão de School Days que complementa a apresentação de Joe Guercio e sua orquestra. Mais um clássico é adicionado ao show. A platéia vibra ao som do primeiro verso de Heartbreak Hotel. É impressionante ouvir e constatar como o público adora as canções gravadas por Elvis 20 anos antes. Depois de Heartberak Hotel, temos uma canja dada por Elvis. Em alguns shows Elvis dava a chance de um de seus grupos cantarem uma canção e desta vez o grupo Voice liderado por Sherril Nielsen cantou com competência um grande clássico: Killing Me Softly.

Ao longo dos anos 70, Elvis continuou a gravar bons números de rock que eram adicionados em certas temporadas. É o caso de T-R-O-U-B-L-E que começava aos acordes de Glen Hardin no piano e Ronnie Tutt batendo com muita força na bateria. É nessas canções que podemos perceber que Elvis ainda podia sacudir com o bom e velho rock´n´roll e com isso desmentindo os críticos que se baseiam em obras totalmente ignoradas pelo público de Elvis no mundo inteiro.
Em seguida mais uma canção que havia sido adicionada ao repertório em Janeiro de 1974: Let Me Be There. Outra canção de Olivia Newton John que é muito bem executada por Elvis. É sabido que Elvis adorava essa música e quase sempre ele fazia um reprise atingindo notas altíssimas no refrão. Aqui não foi diferente e a banda se supera fazendo uma grande versão. Neste show repara-se que Elvis está de excelente humor e com um ótima voz e por isso a grande surpresa do show é um medley gospel que foi introduzido ao repertório particularmente neste show que é Bosom Of Abraham / You Better Run e só foi repetido em Março de 1977. Percebe-se que Elvis literalmente pegou a banda de surpresa e quem acompanha muito bem Elvis é Charlie Hodge. Uma verdadeira raridade registrada neste tape!

Depois da surpresa da noite, o show tem You Gave Me A Mountain que é um tanto raro no repertório de 1975 e é executada com certa semelhança as versões de 1974. Em seguida, o número Little Darling um antigo sucesso do grupo The Diamonds que Elvis havia descoberto e acabou adicionando nos shows até o ano de 1977. Como sempre, esta canção é muito divertida e temos Elvis se descontraindo com o público. Mas a noite ainda não havia terminado e Elvis pede que a banda inicie Mystery Train / Tigerman. Por coincidência ambos números são da época da Sun Records (sendo que Tigerman continua inédita até hoje). O solo de James Burton é como sempre muito rápido e mais uma vez ele mostra a sua qualidade como guitarrista. Devo também mencionar a selvageria de Ronnie Tutt que deixou a canção ainda mais pesada do que na época do filme That´s The Way It Is.

Em seguida, Elvis pede para que liguem as luzes do estádio e neste momento o local que continha 16.500 pessoas veio abaixo com gritos e aplausos da platéia que estava curtindo muito o show. Começa então o número Funny How Time Slips Away que já anunciava que o show estava terminando. Elvis agradece ao público e os primeiros acordes de Can´t Help Falling In Love ecoam no Nassau Coliseum. Mais um show se encerrava, mas apenas 6 horas depois, Elvis já estava novamente no mesmo estádio para sacudir mais 16.500 pessoas que o aguardavam ansiosamente.

O som deste CD é razoável por ser gravado direto da platéia, mas nos dá uma idéia da atmosfera desse grande show. É também um verdadeiro tapa na cara dos criticos que acham que Elvis fazia todos os shows ruins depois de 1973 e que não tinha mais a mesma energia e que duravam apenas 40 minutos. Aqui neste show, está a prova que Elvis cantava e muito, recebendo inclusive inúmeros elogios no exigente jornal The New York Times. Hiper recomendado para os todos fãs de Elvis e colecionadores em geral.



/epbrasil/bootlegs/nassau1975_002.jpg (14K) 
Na foto da esquerda para direita: Charlie Hodge, Elvis Presley e Jerry Scheff.

 

home (7K) 

 

® 2006 Elvis Collectors Brasil - Renan Augusto. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.