americantrilogy (43K) 

Compilação contendo diversas gravações da temporada de Janeiro de 1972

Faixas:

Also Sprach Zarathustra (15/Midnight)

See See Rider (15/Midnight)

Proud Mary (15/Midnight)

Never Been To Spain (15/Midnight)

You Gave Me A Mountain (15/Midnight

Love Me (15/Midnight)

All Shook Up (15/Midnight)

Teddy Bear / Don’t Be Cruel (15/Midnight)

Hound Dog (15/Midnight)

Little Sister / Get Back (14/Midnight)

It’s Impossible (16/Midnight)

It’s Over (17/Dinner)

The Impossible Dream (16/Midnight)

A Big Hunk O’ Love (14/Midnight)

An American Trilogy (14/Midnight)

Can’t Help Falling In Love (15/Midnight)

Closing Riff (15/Midnight)

Bônus

Until It’s Time For You To

Polk Salad Annie

One Night

Bridge Over Troubled Water

Lawdy, Miss Clawdy

I’ll Remember You

Suspicious Minds



An American Trilogy - Por Luiz Henrique

Mais um disco da FTD com gravações do vivo, desta vez da temporada de janeiro/fevereiro de 1972 em Las Vegas. Algo que nos surpreenda?

Som

DificilmentE encontramos alguma gravação com a mesma qualidade dos registros profissionais deste período. A qualidade é simplesmente soberba. Mesmo remixada pela sempre contestada Lene Reidel, não se pode criticá-la desta vez. O som é rico, perfeitamente distribuído entre todos instrumentos e vocais. O mesmo não pode ser dito das musicas bônus, uma razoável soundboard contendo o show de abertura da temporada. Porem a mesma está melhor que o pirata que contem esse show, “Opening Night 72”.

Show

É difícil fazer uma análise de um disco onde todas as interpretações são boas. Pois é o que acontece aqui. Simplesmente não tem o que se criticar neste CD.
Em uma temporada em que Elvis estava recém se separando, os sintomas da depressão ainda eram pouco visíveis, a não ser na escolha de algumas músicas novas que mostravam o que realmente estava acontecendo como “You Gave Me A Mountain” e “It´s Over”. Mas são músicas adultas e um contraponto importante no repertório.
O disco começa com nove músicas inéditas gravadas no dia 15 de Fevereiro. Todas as interpretações são coesas, energéticas nos rocks e gentis nas baladas. Destaque para “You Gave Me A Mountain” em uma versão mais lenta e dedicada mostrando que Elvis se identificava claramente com a letra. Mesmo as músicas dos anos 50 ainda tem seu charme neste período. Dentre elas temos uma versão diferente de “Hound Dog”, mais rápida na parte blues e mais lenta na parte rock. Não é todo dia que temos uma versão diferente de “Hound dog”, o que é interessante.
Temos então sete músicas que já foram lançadas pela RCA de uma forma ou de outra, mas nenhuma vez com essa qualidade sonora. A maioria dos fãs conhece as versões definitivas de musicas como “It´s Over” e “The Impossible Dream” . A surpresa do pacote é a versão de “It´s impossible” com um “false start” de quase um minuto , onde Elvis erra a letra e recomeça a canção , já que sabia que estava sendo gravada para futuro lançamento , o que aconteceu apenas em 1973 . A música título do CD tem uma versão perfeita, realmente emocionante e definitiva.
Depois da costumeira, mas inédita “Can’t Help Falling In Love” temos sete músicas gravadas  em soundboard , do show de abertura da temporada. Entre elas se destacam uma “Until It’s Time For You To Go” mais longa do que a versão conhecida em Nova York, uma fantástica “Bridge Over Troubled Water” e uma “I’ll Remember You” onde a orquestra abrilhanta a delicada música.

Conclusão

O CD definitivo da temporada. A decisão de inserir a gravação em soundboard pode ser a única contestação entre os fãs mais exigentes. Mas mesmo estes dificilmente encontrarão algum defeito em Elvis nestas mÚsicas.
Um dos melhores discos ao vivo da FTD, essencial a todos os fãs.

Som: 5/5 – Musicas Bônus: 3,5/5
Show : 4,7/5

 

® Luiz Henrique Costa Gonçalves Abril de 2006




 

home (7K) 

 

® 2007 Elvis Collectors Brasil. O conteúdo deste site, seus textos e layout são de exclusividade do mesmo. Qualquer reprodução do seu conteúdo sem prévia autorização dos proprietários é proibida e consiste em falta de ética.